Instruções para inserir as informações no RADe, posteriormente, encaminhá-lo à CPPD:


Acessar sistemas.furg.br (recomenda-se usar o navegador Mozilla, para pleno funcionamento do sistema) e preencher:

1. Usuário: número de matrícula do SIAPE (sem os zeros da esquerda);

2. Digitar a senha (caso não lembrar, selecionar “Esqueci minha senha”);

3. Enviar.

Entrará na página do sistema. São cinco perfis: “Acadêmico”, “Férias”, “RAD”, “SAVD” e “SRH”. Para o preenchimento do RAD, passar o mouse na palavra RAD; aparecerão duas opções: “Registra informações” e “Emitir relatório de atividades”.

Clicar em “Registra informações”. Aparecerão sete ícones: “Administrativas”, “Ensino”, Relevantes”, “Disciplinas ministradas”, “Eventos”, “Projetos” e “Produções-Publicações”. A não ser as “Disciplinas ministradas”, que são preenchidas automaticamente pelo sistema, todos os outros itens devem ser preenchidos pelo professor, de acordo com a sua produção e as suas atividades no período. Para inserir dados em cada uma das entradas, sempre clique no ícone “+”.

Ao final do preenchimento, o professor deve clicar em “Emitir relatório de atividades”. Importante: marcar apenas os quatro semestres imediatamente anteriores à data de progressão (ver lembrete 1). Imprimir e encaminhar à secretaria da Unidade, para a conferência e a assinatura do diretor. Após, protocolar o processo à CPPD.

Lembrete 1: o professor deve preencher sempre os quatro semestres imediatamente anteriores à sua data-base. Assim, por exemplo, o professor que progrida em 01/03/2011, deve preencher o RAD dos seguintes semestres: 1º sem. 2009, 2º sem. 2009, 1º sem. 2010 e 2º sem. 2010. Outro exemplo: o professor que progrida em 17/08/2011, deve preencher o RAD dos seguintes semestres: 2º sem. 2009, 1º sem. 2010, 2º sem. 2010 e 1º sem. 2011.

Lembrete 2: o mínimo de pontos para a progressão funcional é o seguinte:

AUXILIAR A - 40 PONTOS

ASSISTENTE A - 50 PONTOS

ADJUNTO A - 60 PONTOS

ASSISTENTE B - 70 PONTOS

ADJUNTO C - 80 PONTOS

ASSOCIADO D - 90 PONTOS

TITULAR E - 120 PONTOS


Ao emitir o relatório de atividades, constará, ao final, o total de pontos que o professor fez no período de quatro semestres. Outro item do relatório também preenchido automaticamente pelo sistema é o da “Avaliação docente pelo discente”.


Legislação : Resolução CONSUN 22/2006 e Ato Executivo 27/2001.